Portal atualizado em: 26 de novembro de 2022 às 8:37h

Semana da luta ANTIMANICONIAL no Conde

Início Semana da luta ANTIMANICONIAL no Conde

Desde segunda-feira (16), a Prefeitura do Município de Conde esteve imbuída em ações da Semana da Luta Antimanicomial. Com o lema “nenhum passo atrás, manicômio nunca mais”, a Secretaria de Saúde (SMS) realizou palestras, rodas de conversas e uma marcha de conscientização pelo centro da cidade.

A Luta Antimanicomial é um movimento a favor dos direitos das pessoas com transtornos/sofrimento mental, estabelecido pela Lei 11.490. É o combate à lógica de que as pessoas com transtorno mental devam ser tratadas mediante internações psiquiátricas, excluídas e isoladas do convívio social e familiar. Isso porque, defende-se o direito de todo cidadão à liberdade, à autonomia, ao cuidado humanizado e à inserção social.

O primeiro evento da campanha foi uma palestra aberta ao público da cidade, onde os expositores apresentaram estudos e opiniões sobre o tratamento de pessoas com sofrimento mental por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aconteceu durante a manhã da última segunda-feira, no Núcleo de Cultura, e contou com a presença de autoridades no assunto, como o psicólogo e psicoterapeuta Kleber de Araújo e o enfermeiro e terapeuta comunitário Rinaldo Alves Batista. A palestra foi enriquecida com dinâmicas.

Na quarta-feira (18), Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Centro de Assistência Psicossocial (Caps), realizou uma Roda de Conversas conduzida pela psicóloga Lucia Elaine. Os participantes confraternizaram com um café da manhã e ainda prestigiaram apresentações de danças temáticas.

Já no início da manhã deste sábado (21), profissionais da Saúde, usuários do Caps, familiares e amigos, participaram de uma marcha de conscientização que foi das instalações do Caps, na rua Pedro José Alves, até a Praça Pedro Alves, no Centro da Cidade. Com balões, buzinas, faixas e cartazes, eles se posicionaram contra a internação em manicômios.

Um dos cartazes trazia a mensagem central da campanha: “a liberdade é o melhor cuidado.”

Texto e imagens: Eudes Santiago/SECOMD

Compartilhar

Notícias Relacionadas