Portal atualizado em: 8 de junho de 2023 às 11:47h

Secretaria de Saúde de Conde realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde

Início Secretaria de Saúde de Conde realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde

Secretaria de Saúde de Conde realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde

Autor: Noticias

Secretaria de Saúde de Conde realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde

    A cidade de Conde realizou, durante esta terça-feira (28), a 12ª Conferência Municipal de Saúde (COMSAUDE), com a presença de prestadores de serviços do setor, técnicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo representação de grupos étnico-raciais, dos movimentos rurais e urbanos, entidades de pessoas LGBTI+, pessoas com deficiência, entre outros. […]

28/03/2023 17h35 Atualizado há 3 semanas atrás

 

 

A cidade de Conde realizou, durante esta terça-feira (28), a 12ª Conferência Municipal de Saúde (COMSAUDE), com a presença de prestadores de serviços do setor, técnicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo representação de grupos étnico-raciais, dos movimentos rurais e urbanos, entidades de pessoas LGBTI+, pessoas com deficiência, entre outros.

Segundo o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a COMSAUDE Conde, tem a finalidade de mobilizar a participação popular para reflexão, análise e avaliação da atual situação da Saúde para, assim, elaborar diretrizes e propostas que nortearão a formulação de políticas públicas de saúde da cidade.

Estão entre os objetivos estão o debate sobre a garantia dos direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia, garantindo a universalidade, integralidade e equidade deste para garantia da saúde como direito humano; a mobilização e estabelecimento de diálogos diretos com a sociedade acerca da saúde como um direito constitucional; e a elaboração de propostas que atendam às necessidades de saúde dos munícipes de Conde.

O tema escolhido foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. Também foram escolhidos 4 eixos temáticos:
I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vida;
III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

“Trata-se de um espaço democrático onde recebemos propostas da população, dos usuários do SUS e dos nossos profissionais de saúde, para criar propostas que melhorarão nossa rede de serviços e que também serão levadas à Conferência Estadual de Saúde e, em seguida, à Conferencia Nacional de Saúde”, esclareceu a secretária municipal de Saúde, Emanuelle Macêdo.

O encontro ocorreu nas dependências da Missão Resgate, onde funciona a Casa do Pequeno Autista.

Por Eudes Santiago

Fotos: Júnior Amorim