Portal atualizado em: 4 de dezembro de 2022 às 15:24h

Saldo positivo: Prefeitura de Conde faz balanço da 1° edição do Festival do Inhame e Brega Conde

Início Saldo positivo: Prefeitura de Conde faz balanço da 1° edição do Festival do Inhame e Brega Conde

Saldo positivo: Prefeitura de Conde faz balanço da 1° edição do Festival do Inhame e Brega Conde

Secretaria Municipal de Comunicação Social - SECOMSecretaria Municipal de Turismo – SETUR

Autor: Noticias

Saldo positivo: Prefeitura de Conde faz balanço da 1° edição do Festival do Inhame e Brega Conde

  A Prefeitura de Conde fez um balanço sobre a primeira edição do Festival do Inhame e Brega Conde, realizado na Praça do Mar, em Jacumã nos dias 23 e 23 de setembro e o resultado foi positivo em todos os aspectos. Da segurança ao comércio local, os resultados mostram que com a retomada dos […]

29/09/2022 10h00 Atualizado há 2 meses atrás

 

A Prefeitura de Conde fez um balanço sobre a primeira edição do Festival do Inhame e Brega Conde, realizado na Praça do Mar, em Jacumã nos dias 23 e 23 de setembro e o resultado foi positivo em todos os aspectos. Da segurança ao comércio local, os resultados mostram que com a retomada dos eventos de grande público e o calendário de eventos criado pela gestão municipal, todos os segmentos estão sendo beneficiados, fazendo com que a economia gire dentro do município.

Nas duas noites de festa, passaram pelo palco principal montado na Praça do Mar, 09 atrações musicais que animaram o público que lotou o espaço. Para garantir que tudo ocorresse sem intercorrências, as Secretarias de Turismo e Comunicação planejaram o evento de com o apoio de outras secretarias e coordenadorias da gestão municipal, realizando ações intersetoriais com o objetivo de promover uma festa tranquila para a população e visitantes.

O comércio local teve um novo “respiro”. Além dos comerciantes da região, que garantiram uma renda extra durante a festa, a prefeitura também deu espaço aos comerciantes eventuais, que comemoraram o resultado das vendas. “Fiz o cadastro para vender churrasquinho, cerveja e refrigerante aqui na festa e fiquei muito satisfeita, vendi tudo o que comprei e ainda tive que comprar um pouco mais pra poder dar conta na última noite”, disse dona Maria José, moradora do Loteamento Conceição e que fez o cadastro de ambulante eventual.

Outro setores como alimentação, vestuário, beleza e estética comemoraram a movimentação em seus estabelecimentos, num período ao qual geralmente não tem muito movimento, alguns segmentos chegaram a um aumento de cerca de 70% na procura de serviços.

Nas Pousadas e Hotéis da região, segundo a Secretaria de Turismo, a busca por quartos para o final de semana do festival também foi positiva. Mais de 50% dos leitos foram ocupados e a tendência é de crescimento nos próximos eventos que serão trabalhados no calendário de festas que o município vai promover durante todo o ano, facilitando aos visitantes, ter acesso aos eventos da região e dando a oportunidade de que possam se programar e se hospedar no Conde.

A parceria da Guarda Municipal de Conde com a Polícia Militar e os Bombeiros Civis, garantiram a tranquilidade e segurança nas duas noites de festival. As equipes da Guarda Municipal trabalharam na realização de rondas, atuando em conjunto com a Coordenadoria de Mobilidade e Trânsito para não comprometer a mobilidade dentro do município. Outro ponto a ser destacado e que está virando marca da gestão da Prefeita Karla Pimentel, são os dados positivos em relação ao registro de ocorrências graves, que novamente foi zerado, em dias noites de festa que trouxeram cerca de 30 mil pessoas para a região, reforçando o trabalho de parceria na segurança pública no evento e em todo o município.

Se apresentaram no palco, nas duas noites do Festival: Fernando Mendes, Joyce Tayná, Conde Só Brega, Nalbert Lima, Tinho Santos, Varal de Cabaré, Felipe Rossi, Altemar Dutra Júnior e Banda Sentimentos .

No calendário de eventos do município, a prefeitura vai promover a festa de dia das crianças que será descentralizada em várias localidades, o aniversário de 59 anos de emancipação política de Conde, a abertura do verão, réveillon e Carnaval.