SEPLAN da Prefeitura de Conde recebe representantes da Prefeitura de Olinda/PE interessados em parcerias

por SECOMD | Publicado em 08/05/2021 às 11:27

A Secretaria de Planejamento de Conde recebeu nesta quinta (06/05) os representantes da Prefeitura  Municipal de Olinda-PE, Ana Claudia Fonseca, Secretária Executiva de Planejamento, e Rodrigo Cardoso, Secretário Executivo de Controle Urbano.

A reunião se deu em função da apresentação da estrutura regulamentar do EPA – Escritório Público de Arquitetura. O EPA é um programa municipal que trata a política habitacional no âmbito da regularização fundiária e também na melhoria e pequenas reformas em moradias de interesse social, subsidiados pela gestão.

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda tem interesse em replicar a experiência do município de Conde. Na oportunidade o Secretário de Planejamento, Márcio Simões, destacou que o desenvolvimento de políticas públicas habitacionais é um dos eixos de atuação da SEPLAN, que conta com o trabalho em conjunto das coordenadorias de Planejamento Territorial  e Habitação no aprimoramento e ampliação dos programas existentes, assim como a efetivação de novos programas habitacionais para o município.

Ana Claudia e Rodrigo destacaram as particularidades de seu município que possui um território bastante adensado, fato que influencia diretamente na oferta de moradia digna. Dessa forma, torna-se importante trabalhar a melhoria habitacional nas unidades já existentes, possibilitando a salubridade da edificação e a dignidade do morador.

Ainda nessa questão, a coordenadora de habitação, Maria Érika de Lira Santos, apontou que é preciso buscar caminhos e formas de financiamento mais efetivas para a produção de moradias em âmbito municipal, e que esse será um grande desafio para as atuais gestões.

Segundo a arquiteta Jakeline Silva, Coordenadora de Planejamento Territorial, o município de Conde tem um histórico de parcerias bem sucedidas com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/PB, que viabilizou a regularização fundiária da comunidade Vila do Amanhecer e a melhoria habitacional em algumas moradias da comunidade Terras Bellas.

Na reunião se fez presente também o sr. Willian Tejo Filho, Gerente Executivo da Casa da Cidadania, que apontou o compartilhamento e a cooperação entre órgãos distintos como uma iniciativa de desenvolvimento  e melhoria sistemática do serviço público.

SECOMD