Defesa Civil de Conde reafirma seu compromisso e atua de maneira mais próxima à comunidade

por SECOMD | Publicado em 06/05/2021 às 15:54

"Sem estrutura, documentação incompleta, sequer uns formulários de ocorrências, sem nenhum equipamento, aliás deixaram em um estado lastimável o nosso órgão". Desabafou o coordenador Marinaldo Gomes. Com isso, esclareceu ele "tínhamos que tomar providencias e "tivemos que desenrolar, porque o Conde precisa de trabalho e passamos por muitas dificuldades e ainda estamos passando, mas o trabalho não pode parar", informou otimista.

O coordenador quer que a Defesa Civil seja mais próxima da comunidade e, para isso, ele lançou uma cartilha, cujo objetivo é informar que ação de emergência é um dever do órgão, mas a prevenção é responsabilidade de todos. Com essa pandemia, a cartilha ainda alerta que às mães que coloquem máscaras nas crianças de colo, "se possível, não as levem para a fila da lotérica e sempre respeitem o distanciamento social".

Ainda, este ano, informou Marinaldo Gomes, "o Conde vai trabalhar com jovens num intuito de formar um conselho, tipo guarda mirim, para contribuir na preservação do meio ambiente, já que o nosso litoral é composto por belíssimas praias e outras áreas naturais".

Vale lembrar, porém, que a Defesa Civil é um órgão presente em todos os municípios, cujo trabalho está interligado com todas as secretarias da prefeitura, mas que exerce suas atividades de forma silenciosa, voltada para a proteção civil, evitando os desastres naturais e protegendo a população de possíveis perigos.

A Defesa Civil, aqui, de Conde, é conhecida, como COMPDEC, e tem como coordenador Marinado Gomes, profissional capacitado que atuou também na gestão de Tatiana Ludgrenn, ocasião em que criou alguns projetos e desenvolveu diversos trabalhos. Marinaldo é conhecedor de todos os problemas que envolvem o município, baseado nisso, ele mapeou todas as áreas e criou uma Cartilha da Defesa Civil, com o propósito de servir de orientação para o povo condense.

Marinado Gomes reconhece que, apesar de toda preocupação e empenho desse órgão Brasil afora, o Conde não é um caso isolado, porque a Defesa Civil enfrenta dificuldade de trabalho em todo o território e o crescimento desordenado de favelas e cortiços muito têm contribuídos para esses desastres, principalmente quando se aproxima os períodos chuvosos em nosso país.

O papel da Defesa Civil é proteger e salvar vidas, mas, há de entender a grande demanda por causa das políticas públicas, originando grandes problemas sociais.

O coordenador pretende implantar no município um depósito de ajuda humanitária, para dar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade. E, assim quem quiser acionar a Defesa Civil faça pelo telefone 83 99902-5380, ou através do e-mail defesacivilconde@gmail.com.

SECOMD