Portal atualizado em: 21 de março de 2023 às 0:46h

Feriado de 05 de agosto altera expediente na Prefeitura de Conde

Início Feriado de 05 de agosto altera expediente na Prefeitura de Conde

Feriado de 05 de agosto altera expediente na Prefeitura de Conde

Autor: Noticias

Feriado de 05 de agosto altera expediente na Prefeitura de Conde

Nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, não haverá expediente nas repartições públicas municipais do município de Conde, por conta do feriado estadual alusivo à Fundação da Paraíba. Os serviços essenciais, como coleta de lixo, segurança, SAMU e pronto atendimento funcionam normalmente para atender a população. Anteriormente, a data era considerada apenas como referência ao aniversário […]

04/08/2022 15h47 Atualizado há 8 meses atrás

Nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, não haverá expediente nas repartições públicas municipais do município de Conde, por conta do feriado estadual alusivo à Fundação da Paraíba. Os serviços essenciais, como coleta de lixo, segurança, SAMU e pronto atendimento funcionam normalmente para atender a população.

Anteriormente, a data era considerada apenas como referência ao aniversário da capital, João Pessoa, mas, desde 2015, foi instituída uma lei onde a mesma também é considerada feriado em todo o território paraibano. O dia 05 de agosto de 1585 foi a data na qual os portugueses chegaram as terras paraibanas, fundando assim a cidade de Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa) e marcando o território estadual e era símbolo da bandeira paraibana até o ano de 1930, quando a Assembleia Legislativa aprovou a atual bandeira do “NEGO”, uma referência a oposição do ex-governador do Estado, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque à candidatura de Júlio Prestes, na conhecida política do “Café com Leite” – um revezamento entre os estados de São Paulo e Minas Gerais na Presidência da República.

O feriado estadual era previsto desde 1967 com a Lei nº 3.489, sendo ratificada em 2015 pela Lei Estadual nº 10.601/2015 como a data magna do Estado da Paraíba.Apesar da bandeira paraibana não retratar mais a data simbólica, o brasão de armas do Estado ainda carrega o dia histórico.

Na capital paraibana, o feriado é alusivo ainda ao ‘aniversário municipal’, tendo em vista que o município de João Pessoa já nasceu com o título de cidade, sem nunca ter passado pela designação de vila, povoado ou aldeia, e também comemorativo ao dia de sua padroeira, nossa senhora das Neves.