A Prefeitura de Conde recebeu a Superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã da última quarta-feira (08), para discutir a situação dos aglomerados subnormais na cidade, antes de oficializar os dados demográficos destas comunidades.
Aglomerados subnormais são formas de ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia (públicos ou privados) para fins de habitação em áreas urbanas. Eles são caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas que apresentam restrições à ocupação.
“Se trata de uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo”, explicou o engenheiro Fernando Lins, chefe do Serviço de Base Territorial do IBGE na Paraíba. “Hoje tratamos dos aglomerados subnormais identificados no município, as chamadas comunidades, e compartilhamos dados para seguir com a divulgação final do que foi coletado”, acrescentou.
“A partir desta discussão e do consequente envio das informações à sede do IBGE, será possível formular políticas públicas específicas e levar soluções de saúde, saneamento, educação e integração, entre outras, às comunidades em questão”, esclareceu Márcio Simões, Secretário de Planejamento do município.
As secretarias de Saúde, Turismo, Comunicação, Planejamento, Indústria e Comércio, Educação, Desenvolvimento Social, além do Gabinete da Prefeita, foram representadas por seus respectivos secretários.
Por Eudes Santiago
(SECOM-PMC)