Portal atualizado em: 26 de novembro de 2022 às 8:37h

Casa do Pequeno Autista recebe Juiz e Diretora da FUNAD

Início Casa do Pequeno Autista recebe Juiz e Diretora da FUNAD

Prestes a completar 1 ano de existência, a Casa do Pequeno Autista recebeu duas importantes visitas nesta quarta-feira (09) do juiz de conciliação Dr. Antônio Carneiro e da diretora da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão.

O espaço, coordenado pela Prª Valkíria Uchôa, atende crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista, síndrome geralmente detectada entre os 2 e 3 anos da criança, fazendo com que ela apresente dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de alguns padrões repetitivos.

Um total de 97 crianças são acompanhadas atualmente numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Conde e a Missão Resgate que disponibilizam espaço apropriado e profissionais de enfermagem, psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, ludoterapia, música e natação.

Simone Jordão manifestou sua alegria em conhecer as dependências e as atividades da Casa do Pequeno Autista: “Fiquei feliz em saber que na Paraíba tem um local de referência como este”, disse a diretora da Funad. Ela ainda enalteceu a visão humanitária do ambiente e os avanços em relação ao atendimento de autistas.

“Nós, a sociedade e o Poder Público precisamos apoiar porque ainda há uma quantidade enorme de pessoas autistas no Estado da Paraíba, apesar de todas as iniciativas do Governo, sem acompanhamento profissional”, completou.

Além dos profissionais e espaço amplo, necessário a vivência e reabilitação de autistas, a Casa dispõe de uma sala de informática, brinquedoteca e sala de fisioterapia.

A Prefeitura de Conde pretende apresentar os avanços obtidos na área ao longo do último ano na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da segunda-feira, dia 4 de abril, com a presença das autoridades supracitadas e de outros profissionais do setor.

Texto: Eudes Santiago/SECOMD

Compartilhar

Notícias Relacionadas